Nessa época do ano, um grande inimigo da saúde pública tem visitado silenciosamente lares e comércios: o mosquito aedes aegypti. Extremamente urbano, ele deposita as larvas em ambientes domiciliares e em terrenos, causando as arboviroses, que são doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya.
No primeiro trimestre de 2022, houve um aumento de 151,14% de casos registrados, em comparação ao mesmo período do ano de 2021, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Foram 149,1 casos a cada 100 mil habitantes, só no Nordeste, onde houve região teve a maior taxa de incidência.
A melhor maneira de evitar uma doença transmitida por mosquitos é prevenir a picada, tanto de forma coletiva, através do combate aos vetores, quanto de forma individual, através do uso de repelentes e medidas de barreira.
Outras práticas também indicadas por especialistas são o de evitar depósitos com águas paradas e a vedação desses depósitos, como caixas d’água, calhas e recipientes de água da chuva nos quintais, como garrafas, latas e pneus. Limpar sempre as bandejas de ar-condicionado também é fundamental para evitar a proliferação dos mosquitos. E nas lojas físicas ou no www.ferreiracosta.com você encontra caixas d’água com travas, lonas para cobrir piscinas, pneus e materiais de construção, contentor plástico empilhável para guardar garrafas, grelha com trava, telas de proteção, vasos e areias e muitos outros produtos para evitar a proliferação.
Comentários
Postar um comentário