Como funciona a prática do Assistente Social na rede de Saúde Mental


Os profissionais do Serviço Social podem atuar nas mais diversas áreas que a compõem. No entanto, há uma área, em especial, que vem crescendo cada vez mais no mercado. Trata-se da rede de Saúde Mental.


Analisando o crescimento desta demanda, o professor do curso de Serviço Social da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Helison Ferreira, que também é Assistente Social e Especialista em Gestão Pública, destaca a importância dos profissionais nesta área.

“A saúde mental é tema atual que pontua dentro das questões sociais a necessidade de ampliação da assistência à saúde. A prática do Assistente Social na rede de saúde mental possibilita o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares”, explica o professor, que também ressalta que a prática do assistente social deve estar atrelada ao contexto social dos usuários, sempre na tentativa de ampliar o acesso, garantindo assim, seus direitos frente às suas demandas.

Helison Ferreira destaca ainda que a garantia dos direitos dos usuários deve estar em pauta em qualquer situação, “no intuito de permitir a efetivação, tanto do que preconiza o SUS, como o que dispõe a lei 10.216 sobre a Reforma Psiquiátrica e a Portaria 130 que trata das ações e intervenções no cuidado integral das pessoas que fazem o uso de álcool e outras drogas”, afirma.

“O Assistente Social realiza acolhimento aos usuários que chegam ao serviço, orienta, acompanha e intervém quando houver a necessidade. Realiza visitas técnicas, grupos terapêuticos, atendimento individual, articula a rede intersetorial, tenta fortalecer a relação familiar, acompanha de forma atenta o Projeto Terapêutico Singular - PTS, contribuindo assim com o processo e desenvolvimento de cada pessoa atendida pelo serviço”, explica o professor e assistente social.


Comentários

Postar um comentário