Odontologia usa tecnologia como aliada na prevenção de doenças bucais- especialista em Caruaru inova: saiba como

A odontologia tem usado cada vez mais a tecnologia como aliada na prevenção de doenças bucais. O Check-up Preventivo Digital é capaz de determinar um diagnóstico, por meio de um escaneamento detalhado de alta resolução em 3D de toda a cavidade bucal. Isso traz maior clareza ao paciente, na hora de entender a necessidade do tratamento indicado, como explica o ortodontista com atendimento na Uniclin, Pedro Miranda, especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial e membro da Comissão de Odontologia do Sono do CRO-PE (Conselho Regional de Odontologia-PE).

O ortodontista Pedro Miranda destaca que o que mais chama a atenção dos pacientes durante o escaneamento em 3D é a possibilidade de poderem ver as imagens a partir de diversos ângulos e terem a opção de relatar os principais incômodos e necessidades de melhorias. “É possível fazer um laudo detalhado, que identifica pequenos danos, anteriormente à evolução. Isso pode evitar incômodos futuros, que pediriam tratamentos prolongados e com altos investimentos”.

Além de ser um processo com um sistema inovador, o Check-up Preventivo Digital é prático e transparente, sendo, por isso, extremamente seguro. "Quando necessário, o RX Digital é acrescentado, para um completo diagnóstico da saúde bucal do paciente", detalha o ortodontista Pedro Miranda.

Também segundo o ortodontista, o Check-up pode ser realizado para prevenir inflamações, as quais podem levar desde ao câncer bucal até a até doenças no coração. “Em atletas, por exemplo, ele pode prevenir o baixo rendimento ocasionado por doenças bucais que podem ser evitadas”. 

O especialista acrescenta que o Check-up Preventivo Digital é indicado para todas as pessoas, independente de condição ou idade. “Inclusive, as mulheres grávidas devem fazer o pré-natal odontológico. Essa atitude é capaz de prevenir doenças bucais que poderiam levar, inclusive, ao parto prematuro ou ao baixo peso do bebê”.

Pedro Miranda é formado, há 27 anos, em Odontologia. É especialista em DTM (Disfunção Temporomandibular) e Dor Orofacial; Ortodontia (aparelho fixo, aparelho estético – porcelana e alinhadores – Invisalign e Uniclin); Professor de Ortodontia, DTM e Dor Orofacial, com experiência em Odontologia do Sono (Ronco e Apneia), além de Bruxismo. Faz parte da Comissão de Odontologia do Sono do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO - PE), junto com as profissionais Sandra Jordão, Ana Regina da Matta, Eleonora Burgos, Renata Grinfeld e Vânia Cristina.

Comentários