Preços de imóveis também é função de engenheiro
A casa própria é o sonho de todo brasileiro, o que é um direito fundamental estabelecido pelo Art. 6 da Constituição Federal de 1988. Mas, quanto vale esse sonho? O preço de um imóvel deve ser definido avaliando todo um conjunto de características como localização, área construída, condições de utilização, dentre diversos outros fatores. É o que afirma o professor do curso de Engenharia Civil da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Ramon Duque Ferraz Burgos.
O profissional esclarece ainda que é responsabilidade do engenheiro civil definir o preço de venda de um imóvel novo ou usado. “A Engenharia de Avaliações é uma área da engenharia civil que estuda a avaliação financeira de imóveis. Utilizando metodologias com bases estatísticas, é possível definir o valor aproximado de um imóvel para que ele seja comercializado ou registrado. O campo de atuação do engenheiro de avaliações é bastante aberto, podendo atuar em perícias judiciais e definição de valores dos imóveis para elaboração de seguros residenciais”, explica Ramon Duque.
O docente ressalta ainda que os estudos mais aplicados dessa área são fundamentais para evitar a especulação excessiva do mercado imobiliário, além de ser uma ferramenta eficaz para combater a lavagem de dinheiro através do superfaturamento do preço dos imóveis.
“Ferramentas com base cientifica fornecem à sociedade diretrizes para o mercado imobiliário e garantem a prestação de serviço do profissional de Engenharia Civil. Assim, é preciso uma conscientização da sociedade sobre importância de utilizar valores de imóveis definidos de forma segura, evitando a especulação excessiva e garantindo que cada cidadão tenha condições de garantir sua moradia digna em um imóvel compatível com o seu preço’’, conclui o professor da UNINASSAU Caruaru.
Comentários
Postar um comentário