A cada ano letivo que se inicia um desafio para os pedagogos, em especial os que lecionam em sala de aula, está o de quais estratégias utilizar para conseguir melhores resultados? Psicanalista, psicólogo e professor da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Inaldo Soares, destaca que o ser Pedagogo é visto como o grande potencial das organizações educacionais, com qualidades intelectuais e como a ferramenta indispensável para o crescimento como um todo do ensino-aprendizagem.
‘’Porém, isso só poderá ser alcançado quando o próprio indivíduo reconhecer, respeitar e ouvir como um ser que contribui com as suas habilidades, competências de forma a atender às suas necessidades e satisfações quando procura se adequar aos valores pessoais e organizacionais’’, explica o profissional, que é Mestre em Educação e Psicanálise e também Doutor em Educação e Psicanálise Clínica.
Ainda segundo Inaldo, o verdadeiro pedagogo não se contenta com um tropeço em sua pedagogia. ‘’Ele cria situações, lança mão de recursos nunca utilizados, aproveita o conhecimento prévio do aluno e mediante um novo período, constrói diferentes caminhos para o ensino porque diferentes são as circunstâncias de aprendizagem’’, afirma.
‘’Diante de uma situação sem êxito, é preciso uma retomada de atitudes e procedimentos capazes de interferir positivamente no ensino-aprendizagem. Afinal, esta é a função do pedagogo: verificar casos de insucesso e através de um novo método encontrar o caminho para que ocorra o sucesso de seus alunos, estes que são sujeitos da aprendizagem’’, conclui o professor.
Comentários
Postar um comentário