Ultrassonografia Natural: conheça seu surgimento e funcionalidade

Uma das grandes novidades da área de Enfermagem, que vem sendo bastante divulgada e praticada entre as gestantes nos últimos meses, é a Ultrassonografia Natural. Esse método é caracterizado por um desenho do feto nas gestantes em sua volta, que busca identificar o posicionamento correto do feto e que representa de forma mais real a vida intrauterina.  A enfermeira obstetra e professora do curso de Enfermagem da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Nayara Sousa, traz a história desse método e explica melhor sobre ele.  
‘’A Ultrassonografia Natural surgiu em 1990, através da parteira mexicana Naolí Vinaver, que desenvolveu o método durante sua quarta gestação, quando um de seus filhos pequenos constantemente desenhava em sua barriga um boneco representando seu irmão que estava no útero. Naolí observou a ansiedade da família e passou a realizar o desenho do feto nas gestantes em sua volta’’, explica Nayara Sousa. Ela ainda ressalta que Naolí identificou a ultrassonografia natural como um mecanismo de humanização da assistência, principalmente porque grande parte das gestantes que atendia eram camponesas, sem acesso às tecnologias.
A professora e enfermeira explica que, hoje, o método tem sido amplamente disseminado, e que existem evidências que associam à prática a melhora da condução do trabalho de parto. ‘’Por tal razão, a mesma só é indicada após as 37 semanas de gestação, onde a mulher já está entrando no 9º mês e o feto esteja pronto para o nascimento. A prática é associada a uma despedida da gestação e, segundo inúmeros relatos, existe uma grande contribuição para mulheres entrarem em trabalho de parto após esse evento’’, afirma.

Comentários