Alunos e ex-alunos de Pedagogia da UNINASSAU Caruaru são destaques em revista



Alunos e ex-alunas do curso de Pedagogia da Faculdade UNINASSAU Caruaru tiveram trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso aprovados em revista cientifica da área pedagógica. Orientadas pelas professoras do curso Ane Monteiro e Daniele Veras, as ex-alunas do curso Naamá Thais Rabelo Barboza da Silva e Meiriany Joana da Silva Macêdo, tiveram o artigo intitulado "A prática docente frente ao ensino de alunos surdos: um olhar sobre a interação e a linguagem" aprovado após terem submetido à revista Pedagogia em Foco. O trabalho trata da prática docente relacionada a crianças surdas observando como os professores, ao se depararem com aluno surdo, assumem a sua prática, com foco na interação e na linguagem, especificamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais.

A professora da UNINASSAU Caruaru e mestre Daniele Veras fala sobre o processo do trabalho e como ele pode ajudar os alunos: "A publicação aceita pela revista é fruto do trabalho de conclusão de curso das alunas e foi desenvolvido em campo, na cidade de sua residência no Agreste do Estado. É importante dar oportunidades ao aluno e incentivar o fazer cientifico. Ser pesquisador serve para contribuir na prática docente dos professores que estão em sala de aula".

Já a estudante Larissa Arruda da Silva, do 8º período do mesmo curso, teve seu trabalhado aprovado com uma análise da proposta de alfabetização e aquisição da linguagem escrita proposta no livro didático. No paper, a aluna analisa os temas que abrangem aspectos sociais e culturais que permitem ao aluno ir além do aprendizado da língua portuguesa, interagindo também sobre questões de cidadania, conhecimento de mundo e refletindo sobre ele. Ainda do curso de Pedagogia, o aluno José Roberto da Silva Junior, do 4º período, abordou a pesquisa científica como instrumento promotor da autonomia. O trabalho ressalta como a pesquisa é um importante instrumento de formação crítica para a autonomia do aluno. Em especial, o trabalho teve como referência o conceito de autonomia de Paulo Freire.

"Entendo esse momento como extremamente significativo, pois reflete exatamente o despertar do nosso corpo discente para a pesquisa, de modo que são inquietações que vêm dos debates, das leituras e da própria experiencia prática dos alunos. A partir do momento em que passam a assumir uma dimensão reflexiva, a experiência direciona para um processo de sistematização do conhecimento’’, afirma o professor da UNINASSAU Caruaru Ernandes Queiroz. "Tanto o trabalho de Larissa Arruda como de José Roberto Júnior refletem essas dimensões e criam perspectivas interessantes para a formação de novos pesquisadores. Vale ressaltar a relevância do tema nos aspectos social, acadêmico e profissional", afirma o docente.

Comentários